O que saber sobre leis ambientais para o meu negócio?
A legislação ambiental define um conjunto de normas jurídicas destinadas a regulamentar a atividade humana, a fim de deixá-la a par com os princípios de proteção da natureza e dos seres vivos. Nas últimas décadas, a revolução tecnológica vem promovendo grandes mudanças nos métodos de produção e modelos econômicos, tanto na área industrial, como na comercial e na agropecuária. Com isso, iniciou-se um intenso debate sobre a adoção de práticas sustentáveis de produção, de modo que seguisse permitindo o desenvolvimento econômico e causasse menos danos possíveis ao meio ambiente.
No Brasil, o estímulo à criação de leis de conservação ambiental começou nos anos 80, com o estabelecimento da Política Nacional do Meio Ambiente. Tempo depois, novas leis foram surgindo. Atualmente, a legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais completas do globo, apresentando normas de uso dos biomas e ecossistemas, normas ecológicas e outras classes de unidades de conservação.
Tendo em vista a importância de manter sua empresa nos trilhos da legislação ambiental, neste artigo, nós separamos as sete principais leis ambientais presentes na Constituição Federal Brasileira. Veja a seguir.
Sendo a primeira lei ambiental a vigorar no território nacional, remete a um conjunto de ações cujo intuito é promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de modo a resguardar simultaneamente a vida e as condições de desenvolvimento socioeconômico (conforme descrito no Artigo 2º desta lei). Assim, normatiza o equilíbrio ecológico, a proteção dos ecossistemas, o monitoramento de ações contaminantes e poluidoras, o estímulo a atividades de pesquisa, a recuperação de áreas degradadas e a preservação de áreas ameaçadas de degradação.
Define alguns princípios sobre a produção, armazenamento, comercialização e transporte de defensivos agrícolas (agrotóxicos), bem como aspectos ligados a sua classificação e ao controle tecnológico e toxicológico. Com isso, proporciona a regulação de todas as etapas, desde a fabricação até o destino final de resíduos e descarte de embalagens.
A Lei das Águas institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, definindo também a água como bem de domínio público e recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Assim, normatiza seu uso para o consumo humano, a produção de energia, atividades de transporte e sistemas de esgoto.
Regulamenta as sanções penais e administrativas (como multas, restrições de direitos e prestação de serviços comunitários) por infrações de condutas e atividades danosas ao meio ambiente. Dessa forma, os órgãos ambientais têm o direito de penalizar pessoas e empresas que cometem crimes ambientais.
A lei 9.985 prevê critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação (UC), tanto federais, como estaduais e municipais, de modo a definir regras para o uso sustentável dos recursos naturais e, desse modo, a conservação da biodiversidade nacional.
Define princípios para o sistema de abastecimento de água; coleta, tratamento e despejo de esgotos e drenagem de água das chuvas. Além disso, trata aspectos requeridos para ações de coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais.
Estabelece normas que visam o resguardo da vegetação natural (desde Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal), o extrativismo, o desmate e o suprimento de matéria-prima florestal. Também traça diretrizes para o controle da origem dos produtos florestais, a proteção contra incêndios florestais, e estimula o uso de ferramentas econômicas e financeiras para atingir seus objetivos. Dessa forma, as florestas e todas as áreas de vegetação natural passam a ser vistas como bens de interesse comum à toda população brasileira.
Estar de acordo com todas as regulamentações impostas pela legislação ambiental, ainda mais com mudanças e novas determinações a todo momento, requer bastante conhecimento e disponibilidade de tempo. Dessa forma, é fundamental a busca por uma empresa especializada nesse assunto, capaz de verificar quais desses princípios precisam ser normatizados, conforme as características de seu negócio. Com isso, a Dinâmica Engenharia Jr. pode te ajudar. Nossa empresa é composta por um grupo de estudantes de Engenharia Ambiental da UNESP de Sorocaba, orientados por professores doutores de grande influência nas pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas de preservação do meio ambiente.
Agende uma reunião diagnóstica gratuita conosco. Aproveite para conhecer melhor os outros serviços que oferecemos.