Oque é ser uma Empresa Jr ?

23 de novembro de 2023 Off Por Julia Alves

O que é ser um empresário júnior ?

Empresa Jr: O que faz uma empresa de jovens universitários e seus desafios

Um tópico que vem estando em alta é para que serve as empresas júniors e o que é necessário para fazer parte de uma EJ

Dinemica Eng Jr em eventyo

Dinâmica no segundo evento regional Expoente, no parque tecnologico de Sorocaba-SP

Julia Alves,  MKT

Sorocaba-SP

Uma empresa júnior (EJ) é uma organização composta por estudantes universitários que buscam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Essas empresas são geralmente ligadas a instituições de ensino superior e oferecem serviços de consultoria e assessoria a empresas reais, ONGs (organizações não governamentais) ou empreendedores.

As empresas júniores têm o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades como gestão, liderança, trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisões. Elas são orientadas por professores ou profissionais experientes, que atuam como mentores.

É importante notar que as empresas júniores não visam o lucro, mas sim a formação e o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, elas podem atuar em diversas áreas, como consultoria empresarial, engenharia, design, comunicação, entre outras, dependendo das especialidades dos cursos oferecidos pela instituição de ensino.

Assim,  a empresa júnior contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida, oferecendo serviços de baixo custo para a comunidade local, como é o caso da Dinâmica Engenharia Jr, um EJ da Unesp campus Sorocaba, que pertence ao Núcleo de Campinas (NuCa) e realiza serviços pela região da cidade de Sorocaba- SP, que envolvem desde a área de programação até a área de engenhria ambiental e de controle e automação.

 

Mas o que é o NuCa

O NuCa, também conhecido como Núcleo de Campinas, é uma rede Penta Alto Impacto da região de Campinas que tem por finalidade servir como uma rede de apoio ás empresas juniors, de modo a contribuir com a resolução de problemas encontrados na administração da Ej e no intercambio de conhecimentos e experiencias entre todas as empresas pertencentes e associadas a esta rede.

Desafios das Empresas Júniores

As vantagens da contratação de empresas júniores para a realização de serviços se da pela questão de por se tratar de jovens universitários que ainda não possuem um certificado de qualificações, ou seja,  um diploma, os serviços oferecidos por estes possuem um preço significativamente inferior a os de mercado.

No entanto, por se tratar de uma empresa formada por estudantes universitarios , que necessitam conciliar a vida academica e o mundo dos negócios, e pela ausencia de uma quantidade significativa de pessoas qualificadas para dinamizar as demandas, ocorrem prazos maiores para a conclusão de projetos. 

Visto isso, é de extrema importância o investimento em empresas menores, como as Ejs por exemplo, uma vez que estas,  além de ofertarem preços menores, por ser formadas  por jovens universitários que possuem uma mentalidade inovadora, acompanhando sempre, as novas tendencias do mercado e trazendo serviços cada vez mais dinamicos, eficientes e de qualidade a os seus contrantes, além de, contribuir para a formação profissional e crescimento pessoal dos membros presentes no time.

Gostou ? Saiba mais em nossas redes sociais!

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.