Dinâmica Engenharia Jr

Os desafios das mulheres no mundo da engenharia

8 de março de 2024 0 Por Julia Alves

Os desafios das mulheres no mundo da engenharia

As mulheres no mundo da engenharia muitas vezes enfrentam desafios como estereótipos de gênero, falta de representação e barreiras para avançar em suas carreiras. Iniciativas para promover igualdade e apoio são essenciais para superar esses obstáculos.

No post de hoje, vamos falar sobre os desafios enfrentados por mulheres no mundo da engenharia, área que até hoje segue dominada por homens, mesmo que o genero esteja longe de ser o definissor de competência em uma profissão.

(foto: pixbay)

Primeiramente, é crucial reconhecer que, apesar dos avanços, as mulheres continuam a enfrentar diversos desafios, não apenas ao atuarem como engenheiras, mas em vários aspectos da vida. Um dos principais obstáculos é o preconceito de gênero, persistindo a falsa crença de que as mulheres não possuem capacidade intelectual ou emocional para lidar com as exigências de uma carreira na Engenharia. Isto se deve a uma mentalidade retógrada da sociedade que tem se perpetuado até as gerações atuais, em que a mulher é vista apenas como “dona de casa” e provedora de herdeiros.

Ademais, ausência de modelos femininos na profissão também se apresenta como um grande desafio. Sem a representação de mulheres em cargos de liderança na área, visualizar um futuro na carreira torna-se difícil, de modo que as futuras gerações não conseguem adquirir um modelo de inspiração na área da engenharia, fazem com que tal mercado siga com predominancia masculina. Além disso, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é particularmente desafiador, já que muitas mulheres ainda carregam a maior parte das responsabilidades domésticas e de cuidado. Por fim, o assédio sexual e a discriminação no ambiente de trabalho continuam a ser problemas sérios enfrentados por muitas mulheres diariamente.

Mulheres que revolucionaram a engenharia

Desconstruindo barreiras culturais que se perpetuaram ao longo dos anos, conheça das incriveis e batalhadoras mulheres que fizeram hisória dentro da engenharia!

Enedina Alves Marques (1913-1981)

Enedina Alves Marques garduada em Engenharia Civil

Enedina Alves Marques, a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil, nasceu em Curitiba, no dia 13 de janeiro de 1913. Formou-se em Engenharia Civil em 1945, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela morreu em 1981 e recebeu uma série de homenagens.

O pioneirismo de Enedina inspira até hoje a presença de mulheres negras em profissões ligadas à tecnologia, a dedicação aos estudos e a coragem para romper barreiras são características presentes na história da engenheira.

Hedy Lamarr (1914-2000)

Hedy Lamarr, atriz e inventora.

Hedy Lamarr, renomada estrela de Hollywood até os anos 1950, dedicou seu tempo livre durante os filmes para trabalhar em invenções. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela e o compositor George Antheil desenvolveram um dispositivo para interferir em radares nazistas, inicialmente recusado pelo Departamento de Guerra dos EUA na década de 1940. O reconhecimento só chegou na década de 1990, após a patente expirar em 1960.

 

 

Além de contribuírem para avanços técnicos, as mulheres estão assumindo mais papéis de liderança. Seja em empresas, universidades ou organizações profissionais, as líderes femininas estão modelando o futuro.

No caso da Engenharia, elas não só exemplificam o sucesso das mulheres, mas também são fundamentais para inspirar a próxima geração de engenheiras. Ao se verem representadas em posições de liderança , as jovens podem ter mais confiança para perseguir seus objetivos.